Processos de Fabrico

FÁBRICA

Numa unidade moderna e actual, respeitando as mais elevadas exigências higio-sanitárias, preservam-se a sabedoria e os métodos antigos, evocando a memória dos verdadeiros Enchidos Tradicionais do Alentejo.

SABER FAZER
A qualidade dos nossos produtos impõe-se pelas mãos experientes na laboração da carne, recorrendo ao saber fazer ancestral e proporcionando o tempo necessário para que os sabores e aromas se desenvolvam.


FASES DO PROCESSO DE FABRICO
Preparação e Corte das Carnes

Visando a obtenção dos melhores produtos e o aproveitamento integral do porco, o processo de fabrico inicia-se por uma selecção adequada da carne destinada a cada tipo de Enchido. Limpam-se e cortam-se as peças de carne, retirando gorduras, nervos e ossos.

Tempero
Após o Corte , mãos experientes e sabedoras temperam a carne com massa de pimentão, alho, sal, vinho e especiarias. A carne já temperada repousa então para adquirir o gosto proporcionado pelos condimentos.

Enchimento
Chega a fase de enchimento na qual a carne é introduzida dentro de tripas naturais ganhando o invólucro que lhe permitirá passar pelos diferentes estádios de cura. Os enchidos são dependurados em varas e aí permanecerão até que estejam prontos.

Cura
A cura realiza-se lentamente ao ar e fumo de lenha de azinho, sendo prolongada para proporcionar Enchidos de grande qualidade: suculentos, aroma intenso e sabor próprio pouco salgado.

Embalagem e Expedição
Quando os enchidos adquirem as características desejadas de sabor, aroma e consistência, são preparados e embalados para seguirem até ao consumidor mais exigente. Cuidamos da imagem e inovamos na apresentação dos nossos produtos: queremos que o consumidor identifique com facilidade os nossos produtos e que as nossas embalagens sejam úteis preservando a frescura e levando a quantidade e apresentação necessárias.

Promoção
Nos pontos de venda promovemos activamente os nossos produtos dando-os a provar a novos consumidores.