Enchidos Tradicionais do Alentejo.
Numa unidade moderna e atual, respeitando as mais elevadas,
preservam-se a sabedoria e os métodos antigos, evocando a memória dos verdadeiros
Saber fazer
A qualidade dos nossos produtos impõe-se pelas mãos experientes na laboração da carne, recorrendo ao saber ancestral e proporcionando o tempo necessário para que os sabores e aromas se desenvolvam.
Preparação e Corte das Carnes
Visando a obtenção dos melhores produtos e o aproveitamento integral do porco, o processo de fabrico inicia-se por uma selecção adequada da carne destinada a cada tipo de Enchido. Limpam-se e cortam-se as peças de carne, retirando gorduras, nervos e ossos.
Tempero
Após o corte, mãos experientes e sabedoras temperam a carne com massa de pimentão, alho, sal, vinho e especiarias. A carne já temperada repousa então para adquirir o gosto proporcionado pelos condimentos.
Enchimento
Chega a fase de enchimento na qual a carne é introduzida dentro de tripas naturais ganhando o invólucro que lhe permitirá passar pelos diferentes estádios de cura. Os enchidos são dependurados em varas e aí permanecerão até que estejam prontos.
Cura
A cura realiza-se lentamente ao ar e fumo de lenha de azinho, sendo prolongada para proporcionar Enchidos de grande qualidade: suculentos, aroma intenso e sabor próprio pouco salgado.